O USO DO BODYPAINTING COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O APRENDIZADO DA ANATOMIA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA.

  • Autor
  • Nathália Vieira da Silva Moraes
  • Co-autores
  • Valéria de Oliveira Mendes Zanon
  • Resumo
  • Introdução: O presente estudo foi baseado em levantamento bibliográfico sobre o uso do bodypainting utilizado na área de Anatomia Humana, com o intuito de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Essa técnica que se baseia na confecção de pinturas no corpo vivo é um método bastante inovador, pois proporciona além do aprendizado básico, o desenvolvimento cognitivo em relação à localização do elemento anatômico, a noção de palpação e a comunicação entre discentes. Objetivo: Identificar a importância da implementação de uma estratégia dinâmica para o estudo da anatomia, pontuando os principais benefícios para o aprendizado aos acadêmicos da área médica de forma inovadora e eficaz. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura, foram realizadas buscas em artigos científicos nas bases de dados Scielo, LILACS, Portal UNICAMP, USP, MEDLINE, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Resultados: Foram identificados 10 estudos, dos quais foram incluídos 9 artigos, sendo que 5 abordaram especificadamente o bodypainting no estudo da anatomia, assim como suas características e vantagens, 2 fizeram uma análise a cerca das metodologias ativas para as aulas práticas de anatomia, apresentando pontos opostos em relação a metodologia tradicional e 2 abordaram o histórico de ensino da anatomia, assim como a evolução. Os estudos foram unânimes em apresentar os benefícios dessa técnica e as limitações encontradas foram solucionadas. Conclusão: Os achados foram relevantes e mostraram de grande uso para a melhoria do ensino anatômico, pois fornece um ambiente de autonomia e dinamismo, no qual é possível superar as dificuldades relacionadas à memorização, e são exercitadas habilidades relacionadas à palpação, comunicação, cinesiologia e visualização, havendo a contribuição de forma indireta para tópicos futuros e essenciais atrelados à prática clinica.

  • Palavras-chave
  • Anatomia; Pintura do Corpo; Metodologias Ativas; Educação Médica.
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